Operações de trens e metrôs desempenham um papel crucial na redução da poluição.
Nesta quarta-feira, 14 de agosto, é celebrado o Dia Mundial do Combate à Poluição. Um estudo da WayCarbon, uma consultoria especializada em sustentabilidade e mudanças climáticas, revelou que nos últimos 13 anos, as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda evitaram a emissão de 1.512.562 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale à emissão de cerca de 830 mil automóveis em um ano.
“Diariamente, transportamos quase 3 milhões de passageiros em nossas linhas na capital paulista. Esse serviço nos orgulha, não apenas por facilitar a mobilidade urbana, mas também por ser um transporte mais sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar na cidade”, afirma Francisco Pierrini, Diretor de Operações da CCR Mobilidade.
Desde sua fundação em 1999, as linhas operadas pelo Grupo CCR seguem rigorosos padrões ESG (Ambiental, Social e Governança). No final do ano passado, as metas de redução de gases de efeito estufa do grupo foram aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi). A empresa comprometeu-se a utilizar 100% de energia verde em seus modais e a empregar biocombustíveis em toda a sua frota leve até 2025, com avaliações de risco conduzidas pela Task Force on Climate-related Financial Disclosure (TCFD).
Além disso, o grupo instalou 196 painéis solares no Terminal Guido Caloi, anexo à Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás. Esses painéis fornecem energia para a iluminação do terminal e dos terminais de ônibus anexos às estações Campo Limpo e Capão Redondo.
O grupo também mantém uma Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR), que reaproveita a água da chuva para a lavagem dos trens e para os vasos sanitários das estações. Outra ETAR foi instalada na área de lavagem dos truques, permitindo que a água utilizada seja reaproveitada e complementada pela água da chuva para usos não potáveis, como a limpeza das instalações. A empresa espera economizar 8 mil litros de água por dia, totalizando 160 mil litros por mês.
A ETAR possui alta capacidade de tratamento, com um reservatório para 20 mil litros de água da chuva e uma capacidade de tratar cerca de 2 mil litros de água por hora. A expectativa é que essa água seja utilizada em outras demandas, como a lavagem de pisos, tornando todo o processo mais sustentável e eficiente.