A Linha Uni, responsável pela construção e operação da Linha 6-Laranja do metrô, realizou audiências públicas para discutir as duas expansões planejadas para o trecho.
Durante as audiências, a concessionária apresentou um relatório ambiental preliminar com os possíveis locais das futuras estações. Atualmente, estão em construção 15 quilômetros que ligarão Brasilândia a São Joaquim. As expansões propostas incluem a extensão da linha de Brasilândia até Velha Campinas e de São Joaquim até o Parque da Mooca.
A estação mais a leste será São Carlos, ou Parque da Mooca, que tem potencial para se tornar um novo hub metroferroviário, conectando diversas linhas, incluindo a Linha 6-Laranja. Este novo ponto de conexão já foi considerado para pelo menos seis eixos projetados:
- Linha 5-Lilás, com ponto final em São Carlos;
- Linha 6-Laranja, com ponto final em São Carlos;
- Linha 10-Turquesa, com passagem pela Estação Parque da Mooca;
- Linha 13-Jade, com ponto final na Estação Parque da Mooca;
- Trem Intercidades eixo sul, com ponto final na Estação Parque da Mooca.
A estação da Linha 6-Laranja poderá ser instalada na Rua Presidente Pinto Lima, no bairro da Mooca. Seguindo para leste, o túnel passará sob a Linha 10-Turquesa da CPTM, entre as estações Juventus-Mooca e Ipiranga, chegando ao VSE Henry Ford, na Rua Cadiriri:
Nas configurações atuais, a maioria dos passageiros deverá vir das outras integrações propostas. No entanto, segundo o projeto diretriz da Linha 16-Violeta, aplicável à Linha 6, “o baixo número de passageiros locais poderá aumentar expressivamente com a verticalização do entorno, atualmente de baixa densidade e caráter industrial, estimulada pela transformação da região em uma centralidade de transporte de caráter regional, de onde se poderá partir para a Baixada Santista, ABC, Guarulhos, Aeroporto Internacional de Cumbica, centro e demais regiões atendidas por metrô e pelo Expresso Tiradentes.”