Há um ano, foram revelados novos planos para uma possível extensão norte da Linha 5-Lilás do Metrô, partindo da estação Chácara Klabin. Até então, havia uma análise em curso para levar o eixo de transporte, que vem do Capão Redondo, até a estação Ipiranga.
No entanto, os estudos levaram a mudanças no traçado, com a linha sendo planejada para se estender até o Parque da Mooca. Esse local poderá abrigar um futuro grande hub ferroviário, permitindo a conexão com as linhas 10-Turquesa e 13-Jade da CPTM, as linhas 6-Laranja e 16-Violeta do Metrô, além de uma eventual integração com o Trem InterCidades no eixo sul, até Santos.
Um documento intitulado “Contratação de Consultoria Técnica Especializada para a Elaboração do Plano Integrado de Transporte Urbano da RMSP PITU 2040”, ao qual o Via Trolebus teve acesso, detalhou os nomes das três possíveis estações na extensão norte da Linha 5: Jardim da Glória, Dom Pedro I e Parque da Mooca.
Na configuração anterior, até o Ipiranga, estavam previstas as estações Ricardo Jafet e Bom Pastor.
Não há prazo definido para o aprofundamento dos estudos da extensão nem para o início das obras. Atualmente, a gestão estadual está conduzindo a extensão sul, do Capão Redondo até o Jardim Ângela.