Hyundai Rotem fornecerá sua primeira frota de VLTs movidos a hidrogênio. Em 25 de julho, o município de Daejeon assinou um contrato no valor de 293,4 bilhões de wons com a fabricante para o fornecimento de 34 veículos que operarão na primeira linha de trem leve planejada para a cidade, a Linha 2.
Os veículos estão previstos para serem entregues entre o primeiro semestre de 2026 e meados de 2028, com um alcance de 200 km antes de precisarem ser reabastecidos.
A Hyundai Rotem apresentou um bonde de demonstração movido por célula de combustível de hidrogênio na Feira de Ferrovias e Logística da Coreia, realizada em Busan em junho de 2023. O protótipo completou 5.000 km de testes.
O VLT foi desenvolvido como parte de um projeto nacional de pesquisa e desenvolvimento iniciado em 2021, que contou com a participação da Hyundai Rotem, do Instituto Coreano para o Avanço da Tecnologia, do Instituto Coreano de Pesquisa Ferroviária, do Centro Coreano de Pesquisa Automobilística e do Ulsan Tecno Park.