O governo de Tarcísio de Freitas pretende iniciar as obras de extensão do Metrô até Guarulhos em 2025, segundo declarações do próprio governador em entrevista à agência de notícias do estado.
Com um custo estimado em R$ 15 bilhões, a extensão partirá da Penha, com mais 5,8 km, até a futura estação Dutra, em Guarulhos, passando por outras quatro paradas: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias e Ponte Grande.
O novo eixo poderá distribuir o fluxo concentrado de passageiros das ligações radiais do serviço metroferroviário, que incluem as Linhas 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô, e as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
Além disso, ajudará na distribuição do fluxo de viagens de ônibus e transporte motorizado individual nos diversos eixos viários da região, com a implantação de equipamentos de integração intermodal, especialmente com o serviço de ônibus.
Essa extensão também oferecerá uma nova opção de deslocamento na malha metroviária, com seu traçado em “arco”, minimizando a saturação das Linhas 3-Vermelha e 1-Azul.