O Metrô-DF informou que, nesta segunda-feira, a operação comercial começou com uma redução de velocidade entre as estações Terminal Ceilândia e Praça do Relógio em ambos os sentidos. A causa foi uma falha de sinalização devido a uma tentativa de furto de cabos na região de Onoyama.
As equipes de manutenção trabalharam durante a madrugada, recuperando os cabos e conseguindo restabelecer o sistema de energia para dar início à operação do metrô. No entanto, houve danos na rede de fibra óptica, o que torna a manutenção mais complexa.
A operação está sendo realizada de forma manual, com a velocidade reduzida a 20 km/h e maior espaçamento entre os trens, por medida de segurança, no trecho de Ceilândia. Como resultado, o intervalo entre os trens no trecho Ceilândia foi dobrado, passando de 7min30 para 15 minutos.
“A companhia lamenta os transtornos e informa que está avaliando a situação para restabelecer a rede de fibra óptica o mais rápido possível ou, se necessário, utilizar uma rede auxiliar para tentar retomar a operação em velocidade normal ainda hoje.”