Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Estudo sugere linha da CPTM em São Bernardo

Uma nova linha projetada pela CPTM pode atender a São Bernardo do Campo, possibilitando, enfim, aos moradores da cidade um transporte de alta capacidade, sem depender exclusivamente de ônibus.

Até então, a extensão da Linha 14 em Santo André era conhecida por atingir a região do Jardim Irene. No entanto, um documento intitulado “Contratação de Consultoria Técnica Especializada para a Elaboração do Plano Integrado de Transporte Urbano da Rmsp Pitu 2040”, que o Via Trolebus teve acesso, revela três novas estações e a chegada da linha em São Bernardo do Campo. As três estações são:

– Vila Marina
– Brasília
– São Bernardo do Campo

A futura estação de integração em São Bernardo do Campo também servirá como ponto de acesso para a futura Linha 25-Topázio, que se estenderá até Embu das Artes, passando por Diadema e pela Zona Sul de São Paulo.

Não se sabe qual região de São Bernardo receberia a futura estação, mas o mapa a seguir sugere uma proximidade com o paço municipal:

Fonte: Elaboração Consórcio SYSTRA LOGIT, 2023

Linha 14 no pacote de concessão

O projeto da Linha 14 (Bonsucesso-ABC) faz parte do pacote de concessão da Linha 10 da CPTM. Este ativo terá uma conexão radial da Linha 14 na Região Leste de São Paulo e é considerado um empreendimento greenfield (32 km), com previsão de 27 novas estações. A demanda estimada é de 940 mil passageiros/dia. O escopo do projeto inclui 29 novas estações e adequações. Os estudos foram contratados com a International Finance Corporation (IFC).

O leilão está previsto para 2025.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus