Com o fim do serviço 710 da CPTM, previsto para ocorrer quando a Linha 11-Coral chegar à estação Palmeiras-Barra Funda, surgiu a dúvida sobre qual será o ponto final ou inicial da Linha 10-Turquesa.
Conforme revelado por este site, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) planeja configurar o atendimento de Rio Grande da Serra até a estação da Luz. De acordo com o contrato de concessão assinado com a TIC Trens, a Linha 7 terá sua operação finalizada na Barra Funda, enquanto o trecho entre Luz e Barra Funda passará a ser atendido pela Linha 11-Coral.
No entanto, o documento intitulado “Consultoria Técnica Especializada para a Elaboração do Plano Integrado de Transporte Urbano da RMSP PITU 2040”, ao qual o Via Trolebus teve acesso, aponta a possibilidade da Linha 10 também chegar à Barra Funda.
Esse documento faz uma projeção de como ficará a rede metroferroviária no futuro, por volta de 2024, sugerindo que essa configuração pode não se concretizar nos próximos meses. No entanto, uma dúvida permanece: qual plataforma abrigará o trem que vem de Mauá e Santo André, uma vez que, nos próximos anos, com o Expresso Leste operando em Barra Funda e o Trem Intercidades São Paulo-Campinas, todos os espaços existentes estarão ocupados.