Divulgação: Metrô de SP
Monotrilho

Estações da Linha 17-Ouro começam a tomar forma, com inauguração prevista

As futuras estações Brooklin Paulista e Vereador José Diniz, da Linha 17-Ouro do monotrilho, estão avançando com a instalação de vidros nos acessos e nas estruturas dos elevadores. Além disso, continuam os trabalhos para a instalação das portas nas plataformas dessas estações.

De acordo com a operadora, o envidraçamento da estação Brooklin Paulista já conta com 900 m² instalados de um total de 2 mil m², com previsão de conclusão desta etapa até novembro. Nas plataformas, estão em andamento os ajustes nas bordas, que precedem a instalação das fachadas de segurança.

Na estação Vereador José Diniz, a colocação dos vidros nos acessos começou neste mês e deve continuar até novembro, totalizando 2.540 m² de vidros instalados. Também está em curso a instalação das portas de plataforma, com previsão de término em setembro.

Divulgação: Metrô de SP

No segundo semestre, as estações Campo Belo, Washington Luís, Chucri Zaidan e Vila Cordeiro também receberão a instalação de vidros, somando mais 12 mil m² de vidros nessas quatro estações.

As portas de plataforma estão sendo fabricadas na China, com a entrega dos próximos lotes prevista para outubro e instalação nas sete estações restantes até abril de 2025.

Divulgação: Metrô de SP

Paralelamente a essas atividades, estão sendo realizados outros acabamentos nas estações, como a fabricação de estruturas metálicas, passarelas e esquadrias, além da instalação de sistemas com a colocação de eletrodutos e cabeamento de alimentação elétrica, fabricação e entrega de cubículos e painéis elétricos, e o uso de um veículo auxiliar motorizado para instalar os trilhos de captação de energia na via elevada.

O Metrô afirma que a meta é concluir a obra civil principal até o segundo semestre de 2025, o que permitirá o avanço na instalação dos sistemas necessários para que a Linha 17-Ouro possa ser inaugurada e entre em operação em 2026, conectando o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos e beneficiando cerca de 100 mil pessoas diariamente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus