A partir desta quarta-feira (21), o Distrito Federal passa a contar com 90 novos ônibus. De acordo com a administração pública, são 51 veículos articulados e 39 do tipo Padron que serão integrados ao sistema BRT das regiões do Gama e de Santa Maria. Com essa adição, a frota da área 2 do transporte coletivo da capital agora soma 704 ônibus, que foram ampliados e 100% renovados.
Dentre os novos veículos, cinco articulados e cinco Padrons BRT serão apresentados. Todos estão equipados com validador V6, que suporta a funcionalidade EMV necessária para integrar o sistema de pagamento eletrônico, permitindo o uso de cartões de transporte, débito e crédito.
Os novos coletivos contam com ar-condicionado, piso baixo, motor traseiro e câmbio automático. Também estão equipados com monitoramento por câmeras, portas elétricas com sistema antiesmagamento, bancos estofados, vidros fumês anti-UV e freios a disco.
“O Distrito Federal possui a frota de ônibus mais nova do país, com uma média de uso de pouco mais de três anos”, afirmou o secretário Zeno Gonçalves, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). “Com os novos veículos que estão chegando neste segundo semestre, estamos ampliando a frota e completando a renovação de todo o sistema”, comentou.