A CPTM concluiu nesta sexta-feira (02/08) a instalação da cabine seccionadora de energia de tração em Utinga, na Linha 10-Turquesa, localizada no município de Santo André.
Com essa instalação, a companhia finaliza o projeto inicial previsto em dois contratos de melhorias no Sistema de Energia de Tração: Siemens Norte-Sul (Linhas 7 e 10) e Siemens Leste (Linhas 11 e 12). Esses contratos englobaram a reforma de sete cabines seccionadoras e cinco subestações de tração, a instalação de seis novas cabines seccionadoras, a construção de uma nova subestação de tração, a ampliação de duas subestações e a construção de uma nova linha de distribuição de energia em 34,5 kV entre as subestações de Patriarca e Guaianases.
No total, foram realizadas 21 instalações e construídos 11 mil metros de linhas de transmissão. Segundo a operadora, esses empreendimentos visam reforçar e fortalecer o sistema de alimentação elétrica de tração nas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, com um investimento total aproximado de R$ 465 milhões (em valores atuais). Especificamente, a nova cabine seccionadora de Utinga recebeu um investimento de cerca de R$ 8,4 milhões.
As cabines seccionadoras de tração são instalações de energia estrategicamente localizadas entre subestações retificadoras e terminais de linhas. A principal função dessas cabines é interromper o fornecimento de energia em uma parte limitada da linha de contato entre duas subestações, no caso de abertura de um disjuntor. Isso significa que, em caso de falhas ou serviços de manutenção, o trecho que precisa ser desligado para reparos é menor, resultando em menor impacto operacional e maior flexibilidade na operação dos trens metropolitanos.
Além disso, a cabine melhora o fluxo de potência na rede aérea de tração, permitindo que as vias alimentadas em corrente contínua contribuam para a alimentação dos trens.