Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha, com quase um milhão e setecentos mil habitantes, é famosa por sua arte e arquitetura. Entre seus muitos pontos turísticos, a igreja da Sagrada Família e outros monumentos modernistas projetados por Antoni Gaudí são atrações que atraem turistas ao longo de todo o ano. Tanto para os moradores quanto para os visitantes da capital da Catalunha, o metrô de Barcelona é um eixo crucial de transporte.
Inaugurado em 1924, o sistema de metrô de Barcelona possui 170 quilômetros de extensão, distribuídos em 12 linhas que atendem 183 estações. As linhas 1, 2, 3, 4, 5, 9, 10 e 11 são geridas pela empresa estatal “Transportes Metropolitanos de Barcelona” através do “Ferrocarril Metropolitano de Barcelona”.
Por sua vez, as linhas 6, 7, 8 e 12 são administradas pela empresa estatal “Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya”. Originalmente, essa empresa operava como uma operadora de trens metropolitanos, mas parte de suas linhas foi integrada à rede de metrô.
O sistema conta com instalações que combinam trens antigos e modernos, apesar de a limpeza não ser um destaque, um padrão observado em muitos sistemas na Europa.
O metrô de Barcelona opera das 5h às 00h, de segunda a quinta-feira. Nas sextas-feiras e vésperas de feriados, o serviço é estendido até 1h da manhã. Aos sábados, o metrô funciona ininterruptamente durante toda a noite.
Um dos destaques da vasta rede é a linha 9, que, quando concluída, terá 52 estações e 47,8 quilômetros de extensão, tornando-se o maior metrô subterrâneo da Europa.
O projeto da linha 9 utilizou uma supertuneladora capaz de escavar túneis com quatro vias, duas superiores e duas inferiores. Uma das vantagens dessa tecnologia é a possibilidade de construir o corpo da estação dentro do próprio túnel escavado. Além disso, a técnica permite a criação de diversos estacionamentos ao longo do trajeto, viabilizando pátios menores e reduzindo os custos do projeto.
Esse modelo inspirou o projeto da Linha 16-Violeta de São Paulo, que conectará as estações Oscar Freire e Cidade Tiradentes. O trecho entre as futuras estações Regente Feijó e Oscar Freire poderá ser escavado por uma máquina semelhante, o supertatuzão.
Confira o oitavo vídeo da série Via Trolebus Europa: