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Ônibus

Cascavel ganha eletroterminal para ônibus elétricos

Cascavel inaugurou um eletroterminal e agora opera a maior frota de ônibus elétricos da região.

A cidade conta com 15 ônibus 100% elétricos da linha Azure, da Higer Bus. Entre as unidades, 13 são do modelo Padron, com 13 metros de comprimento, e duas são articuladas, com 18 metros; todos os veículos foram fabricados de acordo com as necessidades operacionais da cidade, incluindo três portas no lado esquerdo.

A eletrificação de 12% da frota representa um avanço significativo para o meio ambiente, permitindo a Cascavel reduzir mais de 2.000 toneladas de CO2 por ano nas emissões do transporte público, o que equivale ao plantio de mais de 13 mil árvores.

O novo eletroterminal tem capacidade para abastecer 14 ônibus elétricos simultaneamente. Além disso, outros dois pontos de recarga de oportunidade serão instalados nos terminais Sul e Leste da cidade.

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O projeto também inclui a criação de uma usina fotovoltaica exclusiva, que gerará mais energia do que o necessário para a carga dos ônibus, com o excedente podendo ser utilizado em outras unidades do município.

“O projeto foi cuidadosamente planejado para respeitar as condições viárias e atender à demanda de transporte público da nossa cidade, trazendo o que há de mais avançado em tecnologia sustentável e maximizar o conforto dos passageiros. O veículo da Tevx Higer oferece não apenas eficiência operacional, mas também preserva as condições viárias da nossa cidade, sendo um dos mais leves do mercado, com tecnologia monobloco e 100% acessível, com piso baixo total”, afirmou Simoni Soares, presidente da Transitar.

“Na TEVX Higer, temos muito orgulho de participar de iniciativas como a de Cascavel e contribuir para projetos pioneiros e inovadores focados em sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Esses são pilares essenciais para cidades inteligentes e sustentáveis, que refletem os valores que queremos promover. Nosso objetivo é oferecer soluções inovadoras para um transporte cada vez mais eficiente e sustentável”, reforçou Carlos Eduardo Cardoso de Souza, Diretor Executivo da TEVX Higer.

Seguindo um padrão avançado de engenharia, todos os veículos da linha Azure são construídos em monobloco, o que lhes confere maior rigidez estrutural e menor peso em comparação com veículos com chassi e carroceria. Isso resulta em menor impacto nos pavimentos urbanos, além de proporcionar maior segurança e conforto aos passageiros, e melhor eficiência energética.

Com uma autonomia de 270 km, a maior do mercado, e carregamento completo em menos de 3 horas, o modelo também conta com um sistema exclusivo de freios regenerativos, que pode aumentar a autonomia dos ônibus em até 30%, reduzindo ainda mais o custo operacional.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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