O Brasil está desenvolvendo um projeto de MagLev, um veículo que se desloca em uma linha elevada sobre o solo, impulsionado por forças magnéticas de atração e repulsão.
A Aerom, em parceria com a COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia) e a Escola Politécnica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), finalizou o desenvolvimento de um veículo destinado ao Sistema MagLev-Cobra. Até o final do ano, pesquisadores da UFRJ planejam iniciar uma nova fase de testes do primeiro veículo experimental em escala real do mundo dotado da tecnologia de levitação supercondutora (SML), segundo o site Gizmodo.
O Projeto MagLev-Cobra é coordenado pelo Dr. Richard Stephan, Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ, e conta com o apoio financeiro da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
A inspeção final de montagem foi realizada em janeiro pelo Dr. Richard Stephan e pelo Eng. Jonatha Gomes Tavares de Mello na fábrica do Grupo Coester, em São Leopoldo – RS. Fabricado no Rio Grande do Sul, o veículo foi transportado para o Rio de Janeiro em março, onde está passando por etapas cruciais, como integração, testes e a instalação do sistema de automação.
Este veículo apresenta uma identidade visual alinhada aos padrões dos modais de transporte mais eficientes e sustentáveis do mundo. Além disso, incorpora avançados conceitos de fabricação, contribuindo significativamente para a nova missão comercial do sistema.
o MagLev-Cobra é movido por energia elétrica, caracterizando-se por baixo ruído, baixo peso, flexibilidade construtiva, reduzido consumo energético e ausência de emissões poluentes.