Trens são veículos complexos que envolvem diversos sistemas. Transportam milhões de pessoas todos os dias e, por esses motivos, após a fabricação, os componentes precisam passar por exaustivos testes para que esse meio de transporte continue sendo uma das formas mais seguras.
O site participou de um desses testes, desta vez com um trem regional de dois andares. Pode parecer estranho essa configuração de composição no Brasil, afinal, em 2024, não há trem desse tipo na América do Sul. No entanto, trens double-decker são comuns na Europa, Ásia e até na Austrália.
Em maio, o Via Trolebus lançou um vídeo que mostra minha visita a um dos maiores centros de manutenção de trens na Europa. Neste vídeo, mostramos a pista de teste da Siemens na cidade de Wegberg, Alemanha.
A pista tem 6,4 quilômetros de extensão e formato circular. Ou seja, o trem pode passar quantas horas forem necessárias para que todos os equipamentos sejam testados.
Para chegar à região do centro de manutenção e pista de teste, o Via Trolebus utilizou um desses trens regionais de dois andares da Siemens, do modelo Desiro HC.
O modelo é a aposta da fabricante para ligações regionais. É descrito como uma solução ferroviária flexível que combina o melhor de dois mundos: os trens de um andar são eficientes e garantem as melhores condições de acessibilidade, enquanto as composições de dois andares proporcionam uma capacidade de passageiros significativamente maior. O Desiro HC é um trem que conta com carros de deck único e de pavimentos. Já foram vendidos 1.152 carros do modelo regional.
Esse trem que está sendo testado será destinado ao Egito. A empresa vendeu 94 unidades múltiplas elétricas para o país. A Siemens faz parte de um consórcio responsável pela concepção, construção, comissionamento e 15 anos de manutenção de três linhas eletrificadas, totalizando 2.000 km. A Siemens Mobility está fornecendo 41 trens Velaro de oito carros para operar os serviços de alta velocidade, além de 94 trens regionais Desiro HC de quatro carros a 160 km/h para serviços de parada convencional e 41 locomotivas elétricas Vectron para transportar serviços de carga.
Os comboios vão operar em um clima de deserto, onde durante o dia as temperaturas podem atingir 50 °C, enquanto à noite podem chegar a -10 °C. Os componentes foram projetados para suportar essas variações de temperatura e também tempestades de areia.
Veja os testes em nosso canal no YouTube: