A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vendeu onze carros de trens da série 2100 em um leilão de materiais inservíveis. Cada carro foi vendido por aproximadamente R$ 43 mil.
A operadora arrecadou R$ 2,65 milhões no segundo leilão de inservíveis deste ano, realizado em 30/07, um aumento de 4% em relação ao previsto para o certame. Dos 56 lotes disponíveis, 44 foram arrematados, com um ágio de 8% sobre o valor inicial previsto.
Entre os lotes arrematados, destacam-se transformadores de pequeno porte, que registraram o maior ágio, chegando a 150%. A categoria de materiais diversos, como luminárias, cubículos e retificadores de bateria, alcançou um ágio de até 138%, seguida por alumínio com ágio de 91% e óleo mineral isolante usado com ágio em torno de 50%. Também foram arrematados 12 veículos ferroviários (11 composições da série 2100 e uma locomotiva LEW), representando cerca de 20% do valor total do leilão.
Trens espanhóis
Chamados de “Trens Espanhóis”, inclusive em propagandas políticas e debates, como os calorosos que ocorreram nas eleições de 1998 entre Paulo Maluf e Mário Covas, são originários da Espanha, onde até hoje são utilizados em ligações metropolitanas e regionais.
Da Europa para a América do Sul, vieram em 1997. Assim como o Brasil, o Chile também adquiriu alguns.
Mas depois de décadas de serviços prestados, os trens de porta larga oficialmente deixaram de ser usados. As últimas unidades prestavam serviços no Expresso Linha 10.