CPTM

Trens “Espanhóis” da CPTM são vendidos em leilão

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vendeu onze carros de trens da série 2100 em um leilão de materiais inservíveis. Cada carro foi vendido por aproximadamente R$ 43 mil.

A operadora arrecadou R$ 2,65 milhões no segundo leilão de inservíveis deste ano, realizado em 30/07, um aumento de 4% em relação ao previsto para o certame. Dos 56 lotes disponíveis, 44 foram arrematados, com um ágio de 8% sobre o valor inicial previsto.

Entre os lotes arrematados, destacam-se transformadores de pequeno porte, que registraram o maior ágio, chegando a 150%. A categoria de materiais diversos, como luminárias, cubículos e retificadores de bateria, alcançou um ágio de até 138%, seguida por alumínio com ágio de 91% e óleo mineral isolante usado com ágio em torno de 50%. Também foram arrematados 12 veículos ferroviários (11 composições da série 2100 e uma locomotiva LEW), representando cerca de 20% do valor total do leilão.

Trens espanhóis

Chamados de “Trens Espanhóis”, inclusive em propagandas políticas e debates, como os calorosos que ocorreram nas eleições de 1998 entre Paulo Maluf e Mário Covas, são originários da Espanha, onde até hoje são utilizados em ligações metropolitanas e regionais.

Renato Lobo | Via Trolebus

Da Europa para a América do Sul, vieram em 1997. Assim como o Brasil, o Chile também adquiriu alguns.

Mas depois de décadas de serviços prestados, os trens de porta larga oficialmente deixaram de ser usados. As últimas unidades prestavam serviços no Expresso Linha 10.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus