Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Trem de madeira é atração de Mallorca, na Espanha

Mallorca, a maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, é um dos destinos turísticos mais populares da Espanha e do Mediterrâneo. Com paisagens deslumbrantes, praias de areia branca, águas cristalinas e uma rica herança cultural, a ilha atrai visitantes de todo o mundo.

Apesar de seu território relativamente pequeno, onde de uma ponta a outra é cerca de uma hora de carro, Mallorca é bem estruturada. A ilha possui até uma pequena rede de metrô, com duas linhas em formato de Y, ambas partindo da Praça Espanha. O metrô, embora pequeno, é bem conservado e utiliza trens da CAF.

A cidade também conta com um sistema de ônibus eficiente. Por meio de um aplicativo, é possível saber os horários exatos dos veículos, que são sempre seguidos à risca. Além disso, os moradores da cidade desfrutam de tarifa zero.

Com quase 420 mil habitantes, a população de Mallorca aumenta significativamente no verão. Em 2022, as Ilhas Baleares receberam mais de 16 milhões de visitantes, com o fluxo em Mallorca, só em agosto, ultrapassando a população total da ilha.

Além das praias, um dos pontos turísticos mais destacados é o Ferrocarril de Sóller, uma linha de trem que serve tanto a população local quanto turistas, ligando Palma de Mallorca à região do Porto de Sóller. Essa ferrovia centenária é apresentada no sétimo vídeo da série Via Trolebus Europa.

Renato Lobo | Via Trolebus

O trem opera em via única, com um desvio no meio do caminho para que os trens em sentidos opostos possam se cruzar. À medida que a viagem avança, a paisagem urbana dá lugar a um cenário natural, predominado por pinheiros, azinheiras e lentiscos.

O trem de Sóller mantém seu aspecto original desde a inauguração, graças ao cuidado artesanal e contínuo recebido ao longo dos anos. Os assentos podem ser reposicionados, permitindo que os viajantes escolham se preferem sentar-se de frente para os companheiros de viagem ou de frente para a direção da viagem.

Renato Lobo | Via Trolebus

As obras da ferrovia começaram em 1911, financiadas pelos lucros do comércio de laranja e limão, que na época estava em alta. Por esse motivo, o trem é às vezes conhecido como Orange Express.

Para ir da montanha ao mar, os visitantes podem usar o Bonde de Sóller. Inaugurado em 1913, o bonde funciona com características semelhantes às do trem, operando em via única com desvios. Os bondes numerados de 1 a 3 e seus reboques 5 e 6 são os originais de 1913.

Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus

Após sair da Vila e trafegar ao lado de uma rodovia, o bonde chega ao Porto de Sóller, localizado na baía de mesmo nome, na costa norte de Mallorca.

Confira a matéria completa em nosso canal no YouTube:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus