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Renfe acusa Ouigo de concorrência desleal

O ministro dos Transportes e Mobilidade Sustentável da Espanha, Óscar Puente, anunciou que a operadora nacional Renfe está preparando uma queixa à Comissão Europeia (CE) contra a subsidiária de baixo custo da Ferrovia Nacional Francesa (SNCF), Ouigo, por práticas de concorrência desleal no mercado espanhol de alta velocidade. As informações são do Rail Journal.

Puente argumenta que a Ouigo está oferecendo tarifas que não cobrem seus custos operacionais, e afirmou que o governo encaminharia essas práticas “profundamente desleais” à Comissão Nacional de Mercados e Concorrência da Espanha (CNMC).

Em uma recente entrevista de rádio, o ministro expressou o desejo de que a CE tome uma decisão sobre o caso. Segundo Puente, desde o início das operações na Espanha em maio de 2021, a Ouigo tem oferecido tarifas significativamente abaixo do custo de produção.

Isso resultou em “resultados ruins em rotas que eram altamente lucrativas”, como Madri – Barcelona, onde a Renfe compete com a Ouigo e a novata Iryo, disse Puente.

“A abertura do mercado ferroviário trouxe benefícios, aumentando o número de serviços e reduzindo os preços das passagens, mas reduziu-os a um nível insustentável para os três concorrentes”, afirmou Puente.

Ele destacou que “a competição deve ser justa e permitir que as três empresas obtenham lucro ou, no mínimo, não operem com prejuízo”. Puente também mencionou que a Ouigo está perdendo € 40 milhões por ano na Espanha, enquanto a subsidiária da SNCF afirma que atingirá o ponto de equilíbrio este ano.

Anteriormente, Puente acusou a França de “falta de reciprocidade” na abertura de suas redes nacionais de alta velocidade à concorrência, mencionando as dificuldades que a Renfe enfrenta para expandir suas operações de alta velocidade na infraestrutura da SNCF.

Atrasos na obtenção de aprovação para operar os trens de alta velocidade Talgo Avril na França forçaram a Renfe a abandonar o objetivo de lançar um serviço Barcelona – Paris antes da abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, em 24 de julho.

Para continuar com este e outros projetos, a operadora nacional espanhola criou recentemente uma subsidiária francesa, visando competir com a SNCF no mercado doméstico francês.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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