O Metrô de São Paulo divulgou que habilitou um consórcio para a elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa, que deverá ligar Santa Marina a Santo André, no ABC Paulista.
A vencedora do certame foi o Consórcio MNEPI Linha 20, formado pelas empresas Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda, Nova Engevix Engenharia e Projetos SA, Pólux Engenharia Ltda e Intertechne Consultores SA.
O valor final do contrato será de R$ 137,8 milhões, com prazo de 24 meses, sendo 20 meses para execução dos serviços. Ou seja, essa fase pode terminar em 2026.
Novas Linhas
O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) contempla, além da Linha 20, a Linha 19-Celeste. Por meio de parceria público-privada (PPP), o projeto prevê serviços de expansão, operação e manutenção de linhas, além da avaliação de estratégias para participação do setor privado. O ativo vai expandir a capacidade de atendimento do Metrô na Região Metropolitana de São Paulo.
Os leilões estão previstos para o final de 2025, com assinatura de contrato em 2026. Estuda-se ainda a inclusão de linhas em operação junto com a concessão das novas: Linha 1-Azul com a 20-Rosa, Linha 2-Verde com a 19-Celeste, e Linha 3-Vermelha com a 16-Violeta.