Monotrilho

Poços de Caldas tem novo prazo para possível reativação do monotrilho

O monotrilho da Linha 15-Prata foi o primeiro monotrilho a entrar em operação no Brasil, certo? Errado. Em 2000, a cidade de Poços de Caldas inaugurou um sistema elevado. No entanto, a história desse meio de transporte é marcada por paralisações e até por acidentes, como um descarrilamento em uma curva que deixou 19 pessoas presas, além da queda de uma das vigas.

O monotrilho funcionou poucas vezes até ser suspenso definitivamente em 2003, quando duas pilastras ao longo da Avenida João Pinheiro caíram, derrubando cerca de 50 metros da estrutura.

O monotrilho deixou de operar em 2003, mas ainda há análises para a possível retomada do sistema de transporte. Segundo o G1, a Prefeitura de Poços de Caldas prorrogou pela terceira vez o prazo para a entrega do laudo que atestará as condições da estrutura do trem.

O prazo foi estendido devido à necessidade de um novo levantamento, que está em andamento pela empresa responsável. A expectativa da gestão municipal é que o laudo seja apresentado na segunda semana de agosto.

O poder público quer determinar se a estrutura pode ser reaproveitada ou deve ser demolida. O trajeto do monotrilho tem 4,3 quilômetros e levaria os passageiros do terminal de linhas urbanas no centro da cidade até a rodoviária.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus