O monotrilho da Linha 15-Prata está sendo expandido da atual estação Jardim Colonial até a futura parada Jacu-Pêssego. Trata-se de 2,8 km de vias operacionais, com a construção de 2 estações (Boa Esperança e Jacu-Pêssego), além de um pátio de estacionamento (Ragueb Chohfi).
Recentemente, o Metrô de São Paulo recebeu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a ampliação da Avenida Ragueb Chohfi, na Zona Leste da capital. Esta autorização permite a continuação das obras do monotrilho na estação Boa Esperança.
Avanço das Obras
De acordo com imagens de José Valnei, gentilmente cedidas ao Via Trolebus, os pilares da estação Jacu-Pêssego começaram a subir no canteiro central da avenida:
Há também movimentações na área da futura estação Boa Esperança, que ficará entre o terminal atual e futuro da Linha 15:
Já o trecho após o pátio Ragueb Chohfi vem ganhando forma:
Prazos
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informou sobre o cronograma de conclusão das obras das linhas de metrô em expansão na cidade de São Paulo.
Em uma palestra no Fórum Infra 2025, promovido pela revista O Empreiteiro, Alberto Epifani, coordenador de Planejamento e Gestão da STM, discutiu as novas datas de entrega previstas.
Epifani informou no evento que o trecho Vila Prudente-Ipiranga poderá abrir em setembro de 2026, enquanto o trecho Jardim Colonial-Boa Esperança em setembro de 2026 e o trecho Boa Esperança-Jacu-Pêssego em setembro de 2027.