As obras de extensão do monotrilho da Linha 15-Prata, de Vila Prudente até o Ipiranga, chegaram à fase de preparação para a instalação dos primeiros pilares das vigas-guia.
Até então, como noticiado por este site, os trabalhos estavam focados na preparação dos terrenos para a futura estação, que permitirá a conexão do monotrilho com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Outro trabalho em curso é o alteamento das redes de alta tensão.
Agora, de acordo com o relatório mais recente de empreendimentos do Metrô, a construção da via elevada, especificamente a obra civil, está na fase de “execução das estacas da via elevada“.
As estacas são elementos estruturais de fundação profunda, executadas inteiramente por equipamentos ou ferramentas especializadas.
O grupo responsável pela construção é o Consórcio Expresso Ipiranga, formado pelas empresas Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens, com um valor de R$ 445 milhões e um prazo de construção de 40 meses, ou seja, até o final de 2026.