Bogotá, por muitos anos, apostou nos corredores de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) com vias exclusivas de norte a sul como solução para o transporte de massa. Ônibus articulados e biarticulados percorrem mais de 80 km da cidade, transportando cerca de 3 milhões de passageiros diariamente.
No entanto, devido à superlotação, tornou-se necessário investir em metrô, afinal, os sistemas de ônibus têm limites de capacidade. Nesta semana, foram divulgadas imagens das primeiras 8 vigas lançadas do elevado que abrigará os trens.
Nos próximos dois anos, serão construídos 23,9 quilômetros de viaduto por onde passarão os trens da Linha 1 do Metrô de Bogotá.
O novo eixo metroviário na capital do BRT está sendo implantado pelo consórcio APCA Transmimetro da China Harbour Engineering Co (85%), em parceria com a Xi’an Metro Co (15%), sob um contrato de concessão de construção com duração de oito anos e mais 20 anos de operação com a Empresa Metro de Bogotá.
A linha terá 23,8 km de extensão, ligando de norte a sul, da Carrera 94 até a Calle 72, e deve ser inaugurada em 2028, com trens circulando a cada 140 segundos e capacidade máxima de 72.000 passageiros por hora.