Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Linha 15-Prata inicia operação gradual sem operadores a bordo

O Metrô de São Paulo anunciou que a Linha 15-Prata do monotrilho começará a operar gradualmente em sistema UTO (Unattended Train Operation), onde os trens funcionam sem a presença de um operador a bordo. Esse sistema, semelhante ao utilizado na Linha 4-Amarela, foi projetado para a Linha 15-Prata.

A empresa garante que essa operação é segura. “A operação está de acordo com o projeto da linha, cujas composições e sistemas foram desenvolvidos para funcionar totalmente de forma remota, como já ocorre em outros monotrilhos ao redor do mundo e até mesmo em linhas de metrô convencional.”

A operadora explica que o sistema de controle está equipado com todas as garantias de segurança necessárias, mantendo o controle da operação e dos trens no Centro de Controle Operacional (CCO/CC15), com acesso a todos os recursos de comunicação com os passageiros.

Nesta primeira fase, o Metrô contará com operadores ainda dentro dos trens, e a transição será gradual, monitorando e avaliando o desempenho do sistema, que já foi exaustivamente testado. As estações também contarão com operadores especializados.

O Metrô diz ainda que nenhum operador perderá o emprego; eles continuarão atuando na Linha 15 ou serão transferidos para outras linhas operadas pelo Metrô, conforme a solicitação dos próprios empregados.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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