O Metrô de São Paulo anunciou que a Linha 15-Prata do monotrilho começará a operar gradualmente em sistema UTO (Unattended Train Operation), onde os trens funcionam sem a presença de um operador a bordo. Esse sistema, semelhante ao utilizado na Linha 4-Amarela, foi projetado para a Linha 15-Prata.
A empresa garante que essa operação é segura. “A operação está de acordo com o projeto da linha, cujas composições e sistemas foram desenvolvidos para funcionar totalmente de forma remota, como já ocorre em outros monotrilhos ao redor do mundo e até mesmo em linhas de metrô convencional.”
A operadora explica que o sistema de controle está equipado com todas as garantias de segurança necessárias, mantendo o controle da operação e dos trens no Centro de Controle Operacional (CCO/CC15), com acesso a todos os recursos de comunicação com os passageiros.
Nesta primeira fase, o Metrô contará com operadores ainda dentro dos trens, e a transição será gradual, monitorando e avaliando o desempenho do sistema, que já foi exaustivamente testado. As estações também contarão com operadores especializados.
O Metrô diz ainda que nenhum operador perderá o emprego; eles continuarão atuando na Linha 15 ou serão transferidos para outras linhas operadas pelo Metrô, conforme a solicitação dos próprios empregados.