VLT

Florença adota VLT a bateria para preservar centro histórico

Florença, capital da região da Toscana, na Itália, está se preparando para implementar um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) movidos a bateria. A Hitachi Rail foi escolhida para fornecer 46 trens e a sinalização digital necessária para sua operação.

Esses novos bondes a bateria irão eliminar a necessidade da tradicional infraestrutura elétrica aérea. Com a tecnologia de bateria, os veículos buscam preservar a estética do centro histórico de Florença, ao mesmo tempo que oferecem uma solução de transporte público eficiente e de alta capacidade. A cidade abriga muitas obras de arte e arquitetura renascentistas

A entrega dos novos bondes está prevista para começar em 2026, e eles serão adaptáveis para operar em todas as linhas da cidade.

Terão uma velocidade máxima de 70 km/h, comprimento de 33,5 metros, 54 assentos e capacidade total para 278 passageiros.

Além disso, contarão com um sistema de frenagem regenerativa, que recupera energia durante a frenagem, ajudando a reduzir o consumo de energia e promovendo a sustentabilidade ambiental.

Os bondes também terão ar condicionado, janelas amplas e interiores espaçosos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus