Os estudos finais do Chamamento Público para a elaboração de projetos de implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro de São Paulo foram prorrogados. A nova data limite é 7 de outubro de 2024.
A autorização foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da Cidade e assinada pelo Secretário Executivo de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni.
O objetivo do processo é analisar propostas de estudos, diagnósticos de cenários e levantamentos de viabilidade operacional e econômico-financeira. Esses estudos auxiliarão a Administração Municipal na concepção de uma parceria com o setor privado para o projeto de implantação e operação do VLT.
O projeto de VLT
Cada uma das duas linhas deve demorar cerca de 45 minutos para completar a volta, com velocidade média de 18 km/h e guiado por um condutor. Cada trem deve comportar até 447 passageiros para cada viagem, realizada das 6h à 0h, com nove veículos em operação. As ligações terão 13 estações cada, com a vermelha voltada especialmente à região da Santa Ifigênia e Bom Retiro, enquanto a azul no entorno da República e da Sé (com operação nos dois sentidos).
A Linha 1-Azul tem trajeto preliminar de 6,45 km, enquanto a Linha 2-Vermelha teria 6,26 km. A conexão prevista entre as duas linhas seria na Avenida São João.
A prefeitura ainda tem planos de reduzir o número de ônibus no centro da capital.