A Infra S.A., controlada pela União através do Ministério da Infraestrutura, lançou uma licitação para a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) com o objetivo de implementar e explorar o transporte ferroviário de passageiros em seis trechos do país, em regiões que já possuem vias férreas.
Segundo o Diário do Nordeste, a licitação está em fase final de contratação. O prazo total para a conclusão do EVTEA é de 33 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço (OS), que deve ocorrer ainda neste ano.
Ainda não há definição sobre quando começarão as obras e adequações viárias nas malhas, atualmente administradas por concessionárias que transportam cargas no Brasil.
Os trechos foram agrupados em dois lotes. O Lote 1, denominado Lote Nordeste, incluirá as ligações ferroviárias entre Salvador (BA) – Feira de Santana (BA); São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA); e Fortaleza (CE) – Sobral (CE). O Lote 2, denominado Lote Centro-Sul, abrangerá as ligações Brasília (DF) – Luziânia (GO); Rio Grande (RS) – Pelotas (RS); e Londrina (PR) – Maringá (PR).
Os trechos
O trecho entre Salvador (BA) – Feira de Santana (BA) terá 107 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA:
O trecho entre São Luiz (MA) – Itapecuru Mirim (MA) terá 116 km de extensão e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL):
O trecho entre Fortaleza (CE) – Sobral (CE) terá 240 km de extensão e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL):
O trecho entre Brasília (DF) – Luziânia (GO) terá 62 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA:
O trecho entre Rio Grande (RS) – Pelotas (RS) terá 64 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Rumo:
O trecho entre Londrina (PR) – Maringá (PR) terá 133 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Rumo: