Divulgação: Linha Uni
Metrô SP

Estação da Linha 6-Laranja de Metrô corre risco de não ser concluída

Uma das estações da Linha 6-Laranja de metrô pode não sair do papel, segundo uma reportagem do G1. O governo do estado de São Paulo informou que a Estação 14 Bis-Saracura, localizada no Bixiga, região central da capital, está com apenas 10% das obras concluídas, o que ameaça a continuidade do projeto.

O documento que contém essa informação, ao qual a emissora teve acesso, foi enviado no fim de junho para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O governo destaca que, desde que achados arqueológicos foram encontrados durante escavações no local, já se passaram 800 dias. Se não forem adotadas medidas urgentes para a aprovação das próximas etapas, as consequências para o futuro da obra podem ser graves, incluindo sua interrupção.

O “tatuzão” (equipamento de escavação) deve chegar ao Bixiga no início de 2025. Para isso, a estação precisa estar escavada. Caso contrário, o governo afirma que o equipamento seguirá diretamente para a próxima parada, comprometendo ainda mais o cronograma da Linha 6-Laranja.

O que diz a linha Uni?

Em nota ao Via Trolebus, a operadora informou que há prazo para as liberações para que o cronograma não seja impactado:

“Desde que assumiu o contrato de concessão da Linha 6-Laranja de metrô, em outubro de 2020, a Linha Universidade vem cumprindo tempestivamente todos os prazos e solicitações estabelecidos pelo IPHAN.

Ressalta ainda que todas as atividades de engenharia possíveis de serem executadas, em paralelo ao trabalho de resgate arqueológico, foram finalizadas. Neste momento, a Concessionária aguarda a liberação por parte do IPHAN, em áreas específicas do canteiro nas quais foram finalizadas as atividades de resgate arqueológico. Nas demais áreas, aguarda a finalização dos trabalhos de resgate.

A concessionária espera receber as liberações necessárias, até a primeira metade de agosto, para que o cronograma não seja impactado, sem gerar atrasos ou inviabilizar a entrega da obra, um projeto de infraestrutura fundamental para a mobilidade da cidade de São Paulo.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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