O projeto de concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM inclui a expansão do trem que atende ao Aeroporto de Guarulhos, estendendo o percurso do Aeroporto de Guarulhos até Bonsucesso e de Gabriela Mistral até o Parque da Mooca.
De acordo com um artigo publicado neste site, a segunda extensão é considerada um investimento contingente, pois, de acordo com um estudo funcional da CPTM, a demanda é baixa e pode diminuir com a expansão da malha metroferroviária. Em outras palavras, a realização do projeto dependerá das próximas gestões.
Uma das estações prevista é a Itapura, que fica no bairro do Tatuapé.
Segundo o estado funcional, a estação foi projetada para ser localizada na parte central da Rua Azevedo Soares, entre as ruas Antonio Camargo, Miguel Venditi e Itapura. Conforme descrito no projeto, essa localização cobre uma das áreas mais verticalizadas da região, dentro de um quadrilátero formado pelas ruas Apucarana, Aguapeí, Francisco Marengo e Azevedo Soares. Além disso, tangencia a parte norte do Jardim Anália Franco, uma das áreas mais densamente povoadas:
O documento cita ainda que a Rua Miguel Venditi será fechada para o tráfego, permitindo acesso apenas a veículos locais, e uma grande esplanada será criada no local. O fechamento dessa via visa incentivar o adensamento comercial, transformando a área em uma galeria comercial a céu aberto. A estação terá um único acesso principal voltado para a Rua Itapura, no centro da grande praça a ser criada.
O método de construção previsto inclui um poço lateral e o corpo da estação em NATM (Método Austríaco de Tunelamento), com uma profundidade estimada de cerca de 44 metros.