Rodrigo Clemente/PBH
Ônibus

Belo Horizonte ganha primeiro de 100 ônibus elétricos previstos

Belo Horizonte deve receber uma frota de 100 ônibus elétricos por meio de um crédito garantido pela União.

De acordo com a prefeitura, o Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (6) publicará a Lei 11.710/2024, que autoriza a contratação de R$ 468,6 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Caixa Econômica Federal (CEF). Esses recursos serão destinados à aquisição de ônibus elétricos para renovar a frota e realizar obras de urbanização em vilas e favelas.

O financiamento está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, que investe em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos.

Na categoria Mobilidade Urbana Sustentável, a prefeitura de Belo Horizonte (PBH) dispõe de R$ 317,07 milhões para a compra dos 100 ônibus elétricos, incluindo as infraestruturas de recarga. Esses recursos estão inseridos no eixo Cidades Sustentáveis. A PBH comprará os ônibus e as empresas concessionárias prestarão o serviço em linhas específicas, definidas pela Superintendência de Mobilidade (Sumob).

No final do ano passado, a prefeitura lançou o Plano de Mobilidade Limpa, que prevê a substituição de 40% da frota atual por ônibus movidos a energia limpa, incluindo os elétricos, até 2030. O plano visa reduzir as emissões de carbono e alinhar a cidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Nesta sexta-feira (5), a PBH deu início a uma nova fase de testes com ônibus elétricos na capital, que está operando na linha 2101 (Grajaú/Sion), realizando quatro viagens partindo do ponto final na Avenida Silva Lobo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus