Os governos da Bahia e do Mato Grosso assinaram nesta quarta-feira (3 de julho de 2024) um acordo para a venda de trens destinados à implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Salvador.
Este acordo representa a primeira mediação técnica entre Estados realizada pela SecexConsenso (Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos) do TCU (Tribunal de Contas da União).
Ficou estabelecido que o governo baiano comprará 40 composições de trens, cada uma com 7 carros, além dos equipamentos necessários para a instalação do VLT na capital baiana. O acordo, avaliado em aproximadamente R$ 1 bilhão, será pago em quatro parcelas anuais.
Revisões
Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá, que serão transferidos para Salvador, passarão primeiro por São Paulo.
Os 40 trens do VLT serão transportados de Mato Grosso dentro de cinco meses. Conforme o acordo entre os dois estados, os trens serão enviados para uma fábrica no interior de São Paulo, onde passarão por um processo de recondicionamento técnico, antes de seguirem para Salvador.
A Caf, que é a fabricante, conta com uma fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, onde já foram produzidos mais de 1.340 carros de passageiros, que operam em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.