A Alstom anunciou em um comunicado que atingiu um marco significativo com a produção de cinco mil caixas – a estrutura metálica externa de trens e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) – em suas instalações no Brasil.
Segundo a nota, esse marco foi alcançado nesta semana na fábrica da companhia em Taubaté, São Paulo, e faz parte do legado da Alstom em projetos de mobilidade no Brasil e no mundo.
“Estamos extremamente orgulhosos de alcançar a marca de cinco mil unidades produzidas no Brasil. Esse desempenho incrível de nossa operação é um reflexo do compromisso da Alstom com o Brasil e com a mobilidade do país e do mundo ao longo desses quase 70 anos de atuação na indústria ferroviária, produzindo localmente soluções de mobilidade sustentáveis e de qualidade” afirma Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Diretor Geral para América Latina. “Ao longo dessa história, tivemos momentos muito desafiadores e sempre superamos, pois também contamos com um time de funcionários altamente competente, sempre engajado, resiliente e comprometido.”
Parte das cinco mil unidades produzidas fazem parte de projetos nacionais, como:
– Linhas 1 e 3 do Metrô de São Paulo, produzidas entre 1972 e 1989;
– RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), produzidas entre 1976 e 1982;
– Metrô do Rio de Janeiro, produzidas entre 1978 e 1984; e
– VLT do Rio de Janeiro, com produção entre 2015 e 2016.
Além disso, a Alstom Brasil também produziu para projetos internacionais, como:
– Metrô de Nova York (New York City Transit) e California Amtrak Surfliner (EUA);
– Metrô de Santiago (Chile);
– SBASE (Argentina);
– Metrô de Chennai (Índia); e
– PRASA (África do Sul).
Atualmente, a empresa está focada na entrega total de 36 trens (288 carros) para as linhas 8 e 9 da ViaMobilidade em São Paulo, além de já ter iniciado a produção para a Linha 6 de Metrô. Entre os projetos em seu portfólio estão:
– 13 trens (78 carros) para a nova Linha M5 do Metrô de Bucareste (Romênia);
– 35 trens (140 carros) para a extensão da Fase 2 da Linha 7 do Metrô de Taipei (Taiwan);
– 29 trens (116 carros) para a Linha Circular de Taipei (Taiwan); e
– 37 trens (185 carros) para a nova Linha 7 do Metrô de Santiago (Chile).
O Via Trolebus esteve na fábrica da Alstom, e acompanhou o processo de envio de um dos trens até a operadora: