O projeto de concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM inclui a expansão do trem que atende ao Aeroporto de Guarulhos, estendendo o percurso do aeroporto até Bonsucesso e de Gabriela Mistral até o Parque da Mooca.
Segundo um artigo publicado no Via Trolebus, a segunda extensão é considerada um investimento contingente, pois, de acordo com um estudo funcional da CPTM, a demanda é baixa e pode diminuir com a expansão da malha metroferroviária. Em outras palavras, a realização do projeto dependerá das próximas gestões.
Uma delas, é a estação Demétrio Ribeiro
De acordo com o projeto funcional, a estação foi planejada para ser implantada ao lado oeste da Avenida Salim Farah Maluf, entre as ruas Monte Azul, Serra Negra e Monte Alto:
O documento cita que o posicionamento tem como objetivo a construção de uma passarela sobre a Avenida Salim Farah Maluf, permitindo acessos à estação de ambos os lados da avenida e integrando plenamente os dois lados do bairro para os pedestres.
No corpo da estação, foi previsto um único acesso em uma grande praça formada pelo quadrilátero das vias mencionadas. Para melhorar a integração modal na estação, localizada junto a um importante eixo viário, foi proposto um edifício garagem (E-fácil) entre a Avenida Salim Farah Maluf e a Rua Bruno Seabra.
O método construtivo considerado é o de poço lateral com o corpo da estação em NATM, e a profundidade prevista é de cerca de 32 metros.