O projeto de concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM prevê a extensão do trem que serve o Aeroporto de Guarulhos em ambas as extremidades, indo do Aeroporto Guarulhos até Bonsucesso e de Gabriela Mistral até o Parque da Mooca.
Segundo um artigo publicado neste site, o segundo trecho é considerado um investimento contingente porque, de acordo com um estudo funcional da CPTM, a demanda é baixa e pode diminuir com a evolução da malha metroferroviária.
“Após a estação Gabriela Mistral, há uma transição de aproximadamente 2 km para a solução subterrânea. Em seguida, a via permanece em túnel por 7 km até a estação terminal Parque da Mooca, onde ocorreria a integração com a Linha 10-Turquesa. Este segundo trecho, com 6 novas estações, seria completamente de responsabilidade do futuro concessionário. Dado o baixo custo-benefício previsto no projeto funcional disponibilizado pela CPTM, considera-se que sua inclusão na concessão não deve ter caráter obrigatório”, diz trecho do documento disponibilizado na consulta pública da concessão.
Estação Guaiaúna
A primeira estação do trecho incerto e subterrâneo é a Guaiaúna, prevista para ser implantada entre as ruas Adelino de Almeida Castilho, Aiamá e Aiarani:
Conforme descrito no projeto funcional, o raio de atendimento da estação Guaiaúna abrangerá desde a rua Antonio de Barros, em seu trecho de comércio mais intenso, até a avenida Celso Garcia e todo o entorno imediato, que está em processo de intensa verticalização, formado por grandes condomínios residenciais de alta densidade.
Devido à baixíssima permeabilidade do tecido urbano local, foi necessária uma intervenção para melhorar a acessibilidade à estação e preparar o entorno para o impacto que o equipamento trará à estrutura urbana, além do impacto já causado pelos grandes empreendimentos residenciais que estão sendo implantados na área.
A estação contará com um único acesso principal situado no centro da grande praça a ser criada. A parada será subterrânea, com o método construtivo considerado sendo poço lateral e corpo da estação em NATM, e a profundidade prevista é de cerca de 31 metros.