O governo de São Paulo assinou nesta segunda-feira, 10 de junho de 2024, um aditivo de contrato para a extensão da Linha 4-Amarela do metrô até Taboão da Serra. O contrato inclui estudos finais e desapropriações.
Segundo o Governador Tarcísio de Freitas, as obras começam em dezembro, com previsão de operação em 2028. De acordo com o Secretário Executivo de Parcerias em Investimentos, André Insper, o projeto executivo, atualmente em andamento, deverá ser concluído em agosto.
A futura estação deve atender uma demanda de 100 mil passageiros por dia. A parada está prevista para ser construída ao lado da nova sede da prefeitura de Taboão da Serra, onde antes funcionava a concessionária Volkswagen Sorana Sul, em um terreno de aproximadamente 30 mil metros quadrados, localizado às margens da rodovia Régis Bittencourt. O plano inclui a construção de um terminal de ônibus. O endereço é Rua do Tesouro, 730 – Parque Santos Dumont.
Detalhes da estação e da extensão:
- Terá 35 metros de profundidade.
- O trecho terá pouco mais de 3,3 km de extensão a partir da estação Vila Sônia, com outra estação na altura da Chácara do Jockey.
- A expansão está orçada em R$ 3,2 bilhões.
- Parte da nova sede da prefeitura, na antiga Niasi, será utilizada para a construção da estação.
- Terá duas entradas: uma na própria Sorana Sul e outra do lado oposto da Régis Bittencourt, na pista sentido São Paulo, provavelmente por uma passagem subterrânea.
- O VSE intermediário será próximo da rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão. Alguns comércios próximos terão que ser desapropriados.
- Além da estação, será construído um terminal de ônibus intermunicipal para atender os passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu.