Trihos de trem lado a lado sumindo no horizonte na região do pátio da Estação Ferroviária de Itu - Variante Boa Vista.
Pátio da Estação Ferroviária de Itu - Variante Boa Vista-Guaianã km 203. 2013. Foto: Amauri Aparecido Zardeto from Itu, Brasil, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons.
Trens Regionais

SP traça planos para trem de passageiros para Ribeirão Preto e Araraquara

O Governo de São Paulo tem planos de utilizar as ferrovias existentes no estado para implantar serviços de passageiros, de acordo com o Secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini.

Segundo ele, o plano é reaproveitar ao menos dois mil quilômetros de trilhos sem uso para o transporte de passageiros. Até agora, com cerca de um ano e meio de governo, apenas um eixo saiu do papel: a ligação entre São Paulo e Campinas, cujo leilão foi realizado este ano.

“Hoje você tem quase dois mil quilômetros de ferrovias não utilizadas dentro do estado de São Paulo. E por quê? Porque a maioria delas são de bitola métrica, com largura entre os trilhos de um metro. Hoje, as grandes concessões de ferrovias no Brasil preferem usar o que chamamos de bitola larga, com uma largura de um metro e sessenta. Então, qual é a nossa ideia? Recuperar esses trilhos para o transporte de passageiros.” –  disse Rafaem Benini.

TIC Sorocaba pode ser o primeiro a utilizar vias existentes

De acordo com Benini, o trem entre São Paulo e Sorocaba, com leilão previsto para o ano que vem, poderá utilizar a via existente. “No caso, por exemplo, do TIC Sorocaba, cujo edital queremos lançar no próximo ano, vamos utilizar os trilhos da antiga Sorocabana e da antiga Noroeste. Então, temos a possibilidade de usar esses trilhos. Claro que a bitola da CPTM também é de um metro e sessenta, então vamos trocar de um metro para um metro e sessenta para fazer essa ligação e aproveitar ao máximo os trilhos existentes.”

Outras ligações

Se o plano do governo estadual for bem-sucedido, outras conexões poderão utilizar vias férreas já construídas, como as ligações até Bauru, Ribeirão Preto, Araraquara, Presidente Prudente e Presidente Venceslau.

“E quando fizermos isso para Sorocaba, por que não podemos continuar até Bauru? Usar o trilho da antiga Ituana para ligar Sorocaba a São Paulo, aproveitar ferrovias abandonadas no plano de expansão de R$ 194 bilhões, e trocar a largura (bitola) dos trilhos em Campinas. E daí, usar a Mogiana para chegar a Ribeirão Preto, a Araraquense para ligar Campinas a Araraquara, e a Sorocabana para chegar de Bauru a Presidente Prudente e Presidente Venceslau. A ideia é justamente aproveitar a malha ferroviária já construída para criar um transporte de passageiros que atenda à população. Acho que esse é o ponto principal. Além disso, temos a questão importante de outros projetos. O decreto do governador foi muito focado nessa possibilidade de construção, mas todos os nossos projetos de expansão de metrô e trens estão dentro do programa SP Nos Trilhos.” –  afirmou.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus