O Governo Estadual planeja implementar um novo sistema de sinalização nas linhas de trens metropolitanos, que deverá reduzir os intervalos entre os trens e permitir o uso de diferentes tipos de trens na mesma via. Este sistema é o ETCS (European Train Control System).
Este plano abrange as Linhas 11, 12 e 13 da CPTM, que serão transferidas para a iniciativa privada, conforme informado por representantes do estado durante as audiências públicas sobre a concessão dos serviços.
De acordo com o site MetrôCPTM, o mesmo sistema será adotado nas linhas 8 e 9, atualmente operadas pela ViaMobilidade. O ETCS também está previsto na concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades.
O sistema de sinalização ETCS pode ser de código aberto e fornecido por várias empresas, eliminando a dependência de sistemas proprietários. Isso criará um cenário de ferrovias interoperáveis, permitindo uma maior diversidade de opções de operação, incluindo o direito de passagem e novos serviços ferroviários.
Quanto a novos serviços, representantes do governo mencionaram, por exemplo, a extensão da linha 9 até a estação Água Branca.