O secretário de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo, Rafael Benini, declarou na última semana, segundo áudios disponibilizados pelo governo estadual, que a Rodovia Raposo Tavares não terá um corredor de ônibus. A ideia é defendida por movimentos sociais.
“Na rodovia, eu não posso colocar um corredor de ônibus. Uma das causas de acidentes é a presença de paradas de ônibus na rodovia”, afirmou o titular da pasta, explicando que, na configuração atual, não há faixas de aceleração para os coletivos, o que aumenta o risco de acidentes.
O trecho entre São Paulo e Cotia deverá passar por obras viárias para aumentar a capacidade para carros. Segundo Benini, haverá pistas laterais para os coletivos. O trecho em pista expressa terá pedágios.
Metrô a Longo Prazo
O secretário de Parcerias em Investimentos também mencionou que a região deve ser atendida pela Linha 22-Marrom do Metrô, mas que este projeto só deve se concretizar a longo prazo.
Serão 29 km de extensão e 19 estações, ligando o bairro de Sumaré, passando pela USP e Osasco, até chegar a Cotia. Enquanto isso, o Governo Estadual avalia incluir o projeto em seu Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).
Em maio do ano passado, o Metrô assinou um contrato com o Consórcio SYSTRA Prime L22, selecionado para a elaboração do anteprojeto de engenharia. O serviço deve ser concluído até maio de 2026.
Ainda no ano passado, a empresa contratou serviços para sondagens de solo e interferências no eixo da Linha 22-Marrom.