Divulgação: Scania
Ônibus

Scania apresenta seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

A Scania apresenta o K 230E B4x2LB, seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil. Este modelo marca o início da jornada de eletrificação da fabricante sueca no país. O veículo possui autonomia entre 250 e 300 km, tração 4×2, é destinado ao uso urbano e oferece opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas começarão em um evento, em agosto, em São Paulo.

“A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania é um absoluto sucesso”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “O lançamento, em 2022, já proporcionou uma economia de combustível de 8% sobre a gama anterior. Fruto das vantagens do motor XPI com injeção de alta pressão. Anunciamos agora novas melhorias, dentre elas a introdução do Acelerador Inteligente, que vão aumentar em mais 3% este benefício. Portanto, a linha 2024/2025 de ônibus Scania estará 11% mais econômica”, completa.

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O Acelerador Inteligente, também conhecido como controle de aceleração, opera com base na análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e do deslocamento do modelo, para evitar acelerações bruscas e o desperdício de combustível. Dessa forma, o ônibus é conduzido de maneira mais confortável e econômica, preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha automaticamente e se desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição Kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração. Ao soltar o pedal, o sistema retoma o controle da aceleração. Em viagens com alta frequência de variações de velocidade, tráfego intenso e em ônibus parcialmente ocupados, o Acelerador Inteligente contribui para uma maior economia de combustível. Quanto mais variações na rota, maior será sua atuação automática.

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As baterias deste produto serão do tipo NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), ao contrário da maioria das baterias atualmente usadas no mercado, que são LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias NMC possuem uma maior densidade de carga, o que resulta em um menor peso total do veículo e, consequentemente, maior capacidade para transportar passageiros. Uma grande vantagem é que as baterias serão modulares, permitindo uma melhor distribuição de carga, com pacotes de 104 kW.

As baterias serão importadas da Suécia através de uma parceria entre a Scania e a Northvolt, estabelecida em 2017 para o desenvolvimento conjunto de baterias para veículos elétricos, unindo duas líderes em sustentabilidade. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, Suécia, onde as células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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