A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), informou que a cidade agora conta com 176 linhas de ônibus retomadas ou criadas desde 1º de junho de 2022, quando entrou em vigor o acordo judicial entre a Prefeitura, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual.
Segundo a administração pública, esse plano operacional visa regularizar gradualmente o serviço para atender todas as regiões da cidade.
Das 176 linhas em operação no Rio atualmente, 115 foram retomadas e 61 foram criadas pela Prefeitura. A linha mais recente a entrar em operação foi a 850 (Campo Grande-Mendanha), que começou a funcionar no dia 17 de junho.
A SMTR também criou linhas de ônibus para atender novos terminais na cidade, como o Terminal Intermodal Gentileza, na região do Gasômetro, o Terminal Deodoro, e os terminais Mato Alto e Magarça, ambos em Guaratiba.
Conforme estabelecido no acordo judicial, além da tarifa de R$ 4,30 paga pelos passageiros, os consórcios recebem um valor adicional baseado na quilometragem rodada, comprovada por GPS, pelo serviço efetivamente prestado.