A Volvo anunciou que, após os testes realizados, seu ônibus BZL Elétrico começará a operar regularmente em Curitiba (PR). Este veículo foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano da cidade.
“André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina, destacou: “Temos como meta global reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa de nossos veículos até 2030, e atingir emissão zero até 2040”.
O ônibus está equipado com quatro baterias de íon-lítio de 94 kWh e é impulsionado por um motor elétrico de 200 kW e torque de 425 Nm. A caixa de câmbio e o motor são integrados ao eixo de transmissão, o que garante maior robustez e disponibilidade elevada. Além disso, o sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando maior segurança e facilidade tanto na operação quanto na manutenção. Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus possui autonomia para até 300 quilômetros, permitindo operações ao longo do dia e recarga noturna na garagem do operador.