Passageiros da Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), enfrentam dificuldades ainda na madrugada desta segunda-feira, 17 de junho de 2024.
Segundo a operadora, devido a ato de vandalismo, o trecho entre as estações Calmon Viana e São Miguel Paulista é afetado. Ônibus do sistema PAESE foram acionados para minimizar o impacto da anormalidade na linha.
A ocorrência foi relata pela operadora por volta das 5 horas da manhã. Até as 5h25, a situação permanecia a mesma.
Nota da CPTM:
“Na manhã desta segunda-feira (17/06), os trens da Linha 12-Safira circulam com velocidade reduzida no trecho entre as estações Calmon Viana e São Miguel Paulista, devido a problema na rede área de energia (sistema de alimentação de trens) provocado por furto de contrapeso dos cabos.
Enquanto a equipe de manutenção atua, a estratégia operacional está sendo feita com trens circulando entre as estações Brás-São Miguel Paulista e Brás-Calmon Viana.
Para melhorar circulação dos passageiros, foram acionados 30 ônibus do sistema Paese, que farão o circuito entre as estações São Miguel Paulista e Jardim Romano.
A CPTM lembra que muitas falhas, que prejudicam milhares de passageiros, ocorrem por vandalismo ou furto de cabos e outros equipamentos fundamentais para a circulação dos trens pelos 196km de vias. A companhia tem adotado medidas para intensificar a segurança em sua extensão, coibindo estes tipos de crimes, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de 160 bodycams, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da Dejem em trens e estações.”