O governo de Minas Gerais autorizou a concessionária Metrô BH, responsável pela operação do trem urbano de Belo Horizonte, a continuar os estudos para possíveis mudanças na futura Linha 2, que ligará o Barreiro ao Calafate. A informação é do jornal “O fator“.
A concessionária pretende alterar o projeto original para construir apenas uma linha entre as estações Ferrugem e Barreiro, onde inicialmente estavam previstas duas linhas.
Essa autorização para a continuidade dos estudos é preliminar e não constitui uma aprovação definitiva das mudanças solicitadas. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), a Metrô BH deverá apresentar “todos os estudos e simulações necessários ao cumprimento do contrato, incluindo a análise dos impactos das novas integrações e expansões do sistema”.
A Seinfra também ressaltou que, conforme o contrato de concessão, qualquer economia realizada pela concessionária em relação ao projeto original deve ser ajustada em favor do estado. Portanto, todo valor economizado pela não construção da segunda linha deve ser investido em outras ações relacionadas à implementação do novo trajeto ferroviário.