O MetrôRio anunciou a conclusão de um projeto de eficiência energética em colaboração com a Comerc Energia. Essa parceria inédita com uma das maiores plataformas de soluções em energia e descarbonização do Brasil envolveu a substituição de mais de 57 mil pontos de iluminação nas 41 estações e túneis das linhas 1, 2 e 4, além dos Centros Administrativo e de Manutenção e subestações do sistema metroviário. Com a troca das lâmpadas de vapor de mercúrio e fluorescentes por lâmpadas de LED, o MetrôRio conseguiu reduzir em 58% o consumo de energia para iluminação.
“A conclusão desse importante projeto reforça o nosso compromisso em busca da geração de impacto positivo na transformação socioambiental e por uma mobilidade urbana no Rio de Janeiro cada vez mais sustentável”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
As novas lâmpadas de LED são mais eficientes e econômicas, oferecendo maior luminosidade com menor consumo de energia. Além disso, elas têm uma vida útil mais longa e causam menos impacto ambiental.
O projeto também resultará na redução de 274 toneladas de CO2 equivalentes em emissões atmosféricas. A Comerc Energia foi responsável por todo o processo de engenharia, implementação e gestão dos ativos durante o período do contrato.
“Este é mais um projeto que demonstra que a Comerc Energia tem transitado bem nos diversos segmentos de mercado no Brasil, pois possui a expertise e robustez financeira para lidar com projetos de grande porte na área da eficiência energética, como é o caso com o MetrôRio. Prova disso, e que também destaca nossa confiança nesses projetos, é que 100% do Capex necessário para a troca de equipamentos e revisão de processos é desembolsado por nós, proporcionando aos nossos clientes economia atrelada à melhoria de processos e apoio às suas agendas sustentáveis”, avalia Marcel Haratz, diretor de Eficiência Energética da Comerc Energia.