Fonte: Metrô de SP
Metrô SP

Metrô recebe propostas para projeto da Linha 20 (SP-ABC)

O Metrô de São Paulo recebeu propostas para um estudo de mercado da futura Linha 20-Rosa, que conectará São Paulo a Santo André, passando por São Bernardo do Campo.

Quatro empresas participaram da licitação, com a Ernst Young apresentando uma proposta significativamente mais baixa que as demais, aproximadamente R$ 498 mil.

Participaram também a CTA/Contacto e os consórcios GQS-L20 (Geribello, Quanta e SMF) e Benvenuto 23 Sul.

A Ernst Young Assessoria Empresarial deverá agora apresentar a documentação necessária para confirmar sua proposta.

 Empreendimentos

O Metrô de São Paulo planeja construir a Linha 20-Rosa e aumentar as chamadas receitas acessórias, que são aquelas provenientes de fontes que não incluem os passageiros transportados.

De acordo com o edital de licitação, disponível no site da operadora, poderão ser desenvolvidos os seguintes empreendimentos nas estações, poços (VSE) e pátios:

– Centros Comerciais: Centros comerciais integrados aos acessos das estações (neighbourhood retail);
– Empreendimentos Verticalizados: Construção de empreendimentos de médio e grande porte nas áreas das estações, pátios de manutenção, estacionamento e VSEs.

Ainda conforme o documento, o estudo será dividido em grupos de análise, considerando estações, pátios e áreas do sistema de ventilação e saídas de emergência.

“O estudo também busca verificar a dinâmica imobiliária que será integrada à Linha 20-Rosa, de forma a aproveitar ao máximo o potencial construtivo dos imóveis e obter receitas não tarifárias futuras, visando aumentar a sustentabilidade financeira do sistema.”

 Detalhes sobre os empreendimentos:

– Centros Comerciais: Centros comerciais de compras, serviços e lazer integrados aos acessos das estações (neighbourhood retail), promovendo qualidade urbana e interação social. Sempre que possível, devem seguir a tipologia arquitetônica de “Embasamento Comercial”;
– Empreendimentos Verticalizados: Desenvolvimentos imobiliários de médio ou grande porte que fomentem o crescimento comercial, residencial, de serviços, educação e saúde, entre outros, incluindo considerações sobre a implementação de unidades habitacionais com base em critérios socioeconômicos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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