A futura Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte pode passar por alterações em seu projeto. A Metrô BH, concessionária responsável pela operação do sistema, solicitou ao Governo de Minas Gerais modificações no plano original. A principal sugestão é a não construção de uma segunda via entre as estações Ferrugem e Barreiro, que estão separadas por 2,1 km – a maior distância entre estações nesse ramal.
Essa mudança poderia gerar uma economia significativa nos investimentos previstos de R$ 3,7 bilhões para a Metrô BH. Com apenas uma via, os trens teriam que aguardar o embarque, desembarque e a saída do trem anterior antes de entrar na estação.
“Da ligação da Linha 1 com a Linha 2, na Estação Nova Suíça, até a Estação Ferrugem, o desenvolvimento da Linha 2 se dará em via dupla […]. Já a partir da Estação Ferrugem em direção à Estação Barreiro, está sendo considerada e proposta sua implantação em via singela, onde se compartilha a mesma via para deslocamento das composições nos dois sentidos”, diz um trecho de documento publicado pela TV Globo.
Em nota, a concessionária Metrô BH afirmou que “a via singela se configura como a solução mais adequada, já que fornece harmonia com a atual operação da MRS, que possui um pátio de manobra em funcionamento no local”.