Coleta de dados foi antecipada para entender os impactos da pandemia na mobilidade urbana.
O Metrô de São Paulo informou nesta quinta-feira, 20 de junho de 2024, ter concluído a coleta de dados para a Pesquisa Origem e Destino (OD).
No total, 32 mil domicílios na Região Metropolitana de São Paulo foram visitados e agora terá início a fase de análise dos dados recebidos para sua posterior divulgação até o final deste ano.
Segundo a companhia, a pesquisa OD foi antecipada para entender os impactos da pandemia da Covid-19 nos deslocamentos das pessoas e a coleta dos dados foi feita ao longo de oito meses desde o ano passado em 527 zonas pelos 39 municípios.
Um dos pontos questionados foi se durante ou depois da pandemia, os hábitos das pessoas durante a viagem no transporte e ou deslocamento, foram alterados de alguma maneira.
Esta fase da OD compreendeu também a etapa de Viagens Externas, que realizou a contagem classificada de veículos em rodovias de acesso para a Grande São Paulo, bem como também contabilizados e pesquisados, passageiros dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos) e Congonhas (São Paulo), além dos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara.
Essa é a sétima edição da Pesquisa Origem e Destino iniciada em 1967 e realizada a cada dez anos, apurando as formas que as pessoas se utilizam para ir de um ponto a outro, auxiliando no planejamento de todas as redes de transporte e estruturas de mobilidade.