Renato Lobo | Via Trolebus
SPTrans

Greve de ônibus em SP: Prefeitura vai a justiça para frota mínima

O sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus marcou uma greve para a próxima sexta-feira, 7 de junho de 2024. A entidade justifica essa decisão devido à falta de avanço nas cláusulas econômicas, com uma diferença significativa entre as demandas do sindicato e as ofertas dos empregadores. Os trabalhadores querem reajuste salarial.

A prefeitura, entretanto, pretende entrar na justiça para manter uma parte do serviço funcionando. O prefeito Ricardo Nunes quer o funcionamento de ao menos 80% da frota de ônibus no horário de pico. A informação é da Rádio CBN.

O sindicato pede um reajuste de 3,69% com base no IPCA-IBGE, mais um aumento real de 5% e a reposição das perdas salariais durante a pandemia, calculadas em 2,46% pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O setor patronal ofereceu 2,77% e uma composição pelo Salariômetro em setembro, proposta já rejeitada em assembleia. Outras reivindicações, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), nem sequer foram discutidas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus