Foto: Fábio Nakakura/MEC
Ônibus

Governo Federal apresenta novos ônibus escolares

O governo federal, através do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), revelou os novos modelos de ônibus do Programa Caminho da Escola. O Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) está destinando R$ 711 milhões para a compra de 1.500 novos ônibus, beneficiando 147 mil estudantes. Até 2026, serão adquiridos 3 mil novos ônibus, com um investimento total previsto de R$ 1,5 bilhão. Nesta quarta-feira, 26 de junho, 162 veículos dessa primeira remessa foram exibidos na Esplanada dos Ministérios.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro da Educação, Camilo Santana, participaram da apresentação dos sete novos modelos. Para a compra dessa primeira leva de ônibus escolares do Novo PAC, foram investidos R$ 73,6 milhões. Os veículos são de última geração e apresentam 29 melhorias, incluindo poltronas acessíveis, entradas USB para os estudantes, ar-condicionado, Wi-Fi, rastreamento, entre outras.

Novos modelos – São sete modelos de veículos escolares disponíveis, sendo cinco tipos de Ônibus Escolar Rural (ORE) e dois tipos de Ônibus Urbano Escolar Acessível (ONUREA), sendo eles:

ORE Zero 4×4 Mecânico

ORE 1 (Mecânico e Automático)

ORE 1 4×4 (Mecânico e Automático)

ORE 2

ORE 3

ONUREA Piso Baixo (Mecânico e Automático)

ONUREA Piso Alto Mecânico

Diferenciais – Foram implementadas 29 melhorias nos veículos escolares, todas amplamente discutidas e acordadas com os fornecedores em reuniões técnicas e em audiência pública, realizadas em 2023. São elas:

1. Alteração do Protetor de Cárter;

2. Alteração nos parâmetros de pintura;

3. Melhoria e padronização das adesivagens;

4. Alteração na altura do lacre da porta de emergência;

5. Alteração e estabelecimento de procedimentos para impedir movimentação do veículo com portas abertas;

6. Estabelecimento de teste de segurança para verificação de pressão antiesmagamento da porta;

7. Exclusão de Pega-mão;

8. Melhoria das condições de iluminação interna e externa do veículo;

9. Alteração do assoalho do veículo para material antiderrapante;

10. Alteração de sistemática de proteção de fiação do Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM);

11. Necessidade de inclusão de novos perfis de transposição de fronteiras no DPM;

12. Alteração na disposição da ventilação de teto;

13. Adequações de regulagem de cinto do motorista;

14. Alteração nas poltronas acessíveis;

15. Revisão de itens de segurança, como o apoio de braço em bancos sobre a caixa de rodas;

16. Alteração para cintos retráteis nas poltronas dos estudantes;

17. Novo compartimento para guarda de colete torácico;

18. Nova sistemática para fixação da cadeira de rodas;

19. Inclusão da segunda cadeira de rodas;

20. Adequação do atenuador sonoro noturno;

21. Melhoria com inclusão de entradas USB nas poltronas dos estudantes;

22. Alteração na sistemática de operação de saída de emergência;

23. Adequação dos martelos das janelas de emergência;

24. Inclusão de Ar-condicionado;

25. Inclusão de Wi-fi;

26. Inclusão de componentes de rastreamentos dos veículos;

27. Inclusão de Pneu trativo;

28. Alteração do sistema limitador de velocidade de 70km/h na descida;

29. Alteração do sistema para transmissão automática.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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