O governo federal, através do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), revelou os novos modelos de ônibus do Programa Caminho da Escola. O Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) está destinando R$ 711 milhões para a compra de 1.500 novos ônibus, beneficiando 147 mil estudantes. Até 2026, serão adquiridos 3 mil novos ônibus, com um investimento total previsto de R$ 1,5 bilhão. Nesta quarta-feira, 26 de junho, 162 veículos dessa primeira remessa foram exibidos na Esplanada dos Ministérios.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro da Educação, Camilo Santana, participaram da apresentação dos sete novos modelos. Para a compra dessa primeira leva de ônibus escolares do Novo PAC, foram investidos R$ 73,6 milhões. Os veículos são de última geração e apresentam 29 melhorias, incluindo poltronas acessíveis, entradas USB para os estudantes, ar-condicionado, Wi-Fi, rastreamento, entre outras.
Novos modelos – São sete modelos de veículos escolares disponíveis, sendo cinco tipos de Ônibus Escolar Rural (ORE) e dois tipos de Ônibus Urbano Escolar Acessível (ONUREA), sendo eles:
ORE Zero 4×4 Mecânico
ORE 1 (Mecânico e Automático)
ORE 1 4×4 (Mecânico e Automático)
ORE 2
ORE 3
ONUREA Piso Baixo (Mecânico e Automático)
ONUREA Piso Alto Mecânico
Diferenciais – Foram implementadas 29 melhorias nos veículos escolares, todas amplamente discutidas e acordadas com os fornecedores em reuniões técnicas e em audiência pública, realizadas em 2023. São elas:
1. Alteração do Protetor de Cárter;
2. Alteração nos parâmetros de pintura;
3. Melhoria e padronização das adesivagens;
4. Alteração na altura do lacre da porta de emergência;
5. Alteração e estabelecimento de procedimentos para impedir movimentação do veículo com portas abertas;
6. Estabelecimento de teste de segurança para verificação de pressão antiesmagamento da porta;
7. Exclusão de Pega-mão;
8. Melhoria das condições de iluminação interna e externa do veículo;
9. Alteração do assoalho do veículo para material antiderrapante;
10. Alteração de sistemática de proteção de fiação do Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM);
11. Necessidade de inclusão de novos perfis de transposição de fronteiras no DPM;
12. Alteração na disposição da ventilação de teto;
13. Adequações de regulagem de cinto do motorista;
14. Alteração nas poltronas acessíveis;
15. Revisão de itens de segurança, como o apoio de braço em bancos sobre a caixa de rodas;
16. Alteração para cintos retráteis nas poltronas dos estudantes;
17. Novo compartimento para guarda de colete torácico;
18. Nova sistemática para fixação da cadeira de rodas;
19. Inclusão da segunda cadeira de rodas;
20. Adequação do atenuador sonoro noturno;
21. Melhoria com inclusão de entradas USB nas poltronas dos estudantes;
22. Alteração na sistemática de operação de saída de emergência;
23. Adequação dos martelos das janelas de emergência;
24. Inclusão de Ar-condicionado;
25. Inclusão de Wi-fi;
26. Inclusão de componentes de rastreamentos dos veículos;
27. Inclusão de Pneu trativo;
28. Alteração do sistema limitador de velocidade de 70km/h na descida;
29. Alteração do sistema para transmissão automática.