Exposição fotográfica sobre Paranapiacaba chega à Estação Dom Bosco da CPTM

Helber Aggio/PSA

A exposição fotográfica “Vila Ferroviária de Paranapiacaba” chegou ao seu destino final, a Estação Dom Bosco da linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde ficará em exibição até 15 de julho. Em sua última etapa, a mostra apresenta 18 painéis com fotos que capturam as belezas arquitetônicas e naturais da vila inglesa, construída na metade do século XIX.

As imagens expostas foram selecionadas no concurso do Festival de Fotografia de Paranapiacaba realizado no ano passado. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Secretaria de Meio Ambiente, a CPTM, e o Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

“A mostra preserva a memória da vila, construída pelos ingleses da São Paulo Railway a partir de 1860, para abrigar os funcionários contratados para a construção da ferrovia Santos-Jundiaí. Além disso, a exposição destaca a união entre natureza e história, uma característica marcante de Paranapiacaba,” afirma o curador da exposição, João Kulcsár.

A exposição fotográfica começou em 18 de novembro do ano passado na Estação Luz, em São Paulo. Desde então, passou pelas estações Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Suzano e José Bonifácio. Em abril, no mês de aniversário de Santo André, também esteve no Museu Castelo, na Vila de Paranapiacaba.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus