A exposição fotográfica “Vila Ferroviária de Paranapiacaba” chegou ao seu destino final, a Estação Dom Bosco da linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde ficará em exibição até 15 de julho. Em sua última etapa, a mostra apresenta 18 painéis com fotos que capturam as belezas arquitetônicas e naturais da vila inglesa, construída na metade do século XIX.
As imagens expostas foram selecionadas no concurso do Festival de Fotografia de Paranapiacaba realizado no ano passado. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Secretaria de Meio Ambiente, a CPTM, e o Festival de Fotografia de Paranapiacaba.
“A mostra preserva a memória da vila, construída pelos ingleses da São Paulo Railway a partir de 1860, para abrigar os funcionários contratados para a construção da ferrovia Santos-Jundiaí. Além disso, a exposição destaca a união entre natureza e história, uma característica marcante de Paranapiacaba,” afirma o curador da exposição, João Kulcsár.
A exposição fotográfica começou em 18 de novembro do ano passado na Estação Luz, em São Paulo. Desde então, passou pelas estações Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Suzano e José Bonifácio. Em abril, no mês de aniversário de Santo André, também esteve no Museu Castelo, na Vila de Paranapiacaba.